quinta-feira, 15 de maio de 2008

Obra do pintor Victor Meirelles catalogada para internet

Memória e Documentação
Obras do artista Victor Meirelles serão catalogadas em um banco de dados e imagens


por Patrícia Saldanha para o saite do MinC

A obra do pintor catarinense Victor Meirelles, um dos mais expressivos artistas plásticos brasileiros do Século XIX, será catalogada no Brasil e também no exterior. Uma iniciativa do Museu Victor Meirelles (MVM), em Florianópolis, vinculado ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do Ministério da Cultura (Iphan/MinC).

Trata-se do projeto Victor Meirelles: Memória e Documentação que está sob a coordenação-geral de Lourdes Rosseto, diretora do museu, e coordenação-executiva de Maria Inez Turazzi, historiadora do Museu Imperial.

A ação tem por objetivo a pesquisa, a preservação e a promoção da obra completa do artista, para a elaboração de um Banco de Dados e Imagens. “A idéia é criarmos um instrumento de pesquisa na Internet, que facilite o estudo da obra de Victor Meirelles e da pintura do Século XIX”, explicou a coordenadora do projeto em Santa Catarina, Letícia Bauer.

A catalogação teve início em março deste ano e o prazo de conclusão está previsto para setembro de 2009. Com um custo orçado em R$ 396 mil, na fase inicial, recebeu o patrocínio da Petrobras e apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). O banco de dados ficará disponível no site do MVM: http://www.museuvictormeirelles.org.br/.


Parcerias

O projeto será realizado em parceria com duas instituições detentoras das maiores coleções do artista, o Museu Imperial (em Petrópolis) e o Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro. Após a conclusão dos trabalhos de catalogação, a partir de 2010, será realizado um seminário e uma exposição das obras selecionadas de Victor Meirelles, que dialogem com os resultados obtidos na pesquisa. Na conclusão do projeto haverá o lançamento de material didático e cultural sobre o artista e sua obra.

Uma equipe de historiadores, conservadores, documentalistas, web designers, técnicos em informática e estagiários irão buscar informações sobre a obra de Victor Meirelles em instituições públicas e privadas no Brasil e nos países onde ele estudou e trabalhou - Portugal (Ilha dos Açores), Países Baixos, Itália e França - e também junto ao público em geral. O projeto de memória e catalogação faz parte dos esforços de modernização do museu, junto com outras iniciativas que a instituição vem desenvolvendo, como o projeto de Reabilitação, Ampliação e Revitalização do Largo Victor Meirelles (onde a casa está localizada).

As pessoas podem participar do projeto enviando informações sobre o artista e suas obras pelo telefone (48) 3222-0692, projetovm@museuvictormeirelles.org.br
e museu.victor.meirelles@iphan.gov.br.

Fontes: Comunicação Social/MinC, Sites do Iphan e do MVM


ESTUDO PARA BATALHA DOS GUARARAPES: FELIPE CAMARÃO, circa 1874/1878 - Óleo sobre tela - 73 x 59,4 cm - Fotógrafo: Eduardo Marques

CABEÇA DE MULHER, sem data Óleo sobre tela - 54,5 x 45,5 cm - Fotógrafo: Eduardo Marques

Imagens Fonte: MVM

Nenhum comentário: