sábado, 12 de abril de 2008

Rapper Xis disponibiliza na rede último trabalho

Xistape vol.I - Xis

É Xis na fita!
por
João Xavi

Apelidado Xis, um dos nomes mais influentes e polêmicos do hip-hop brasileiro está de volta à cena. Na ativa desde o início dos anos 90, época em que integrava o grupo DMN (autores do clássico H.Aço), Xis acompanhou a ascensão e assistiu a queda da popularidade do Rap no Brasil. O fenômeno teve como marco Sobrevivendo no inferno (1998), disco do Racionais MC´s que vendeu mais de um milhão de cópias e abriu espaço para o rap na grande mídia. Neste processo Xis cometeu dois discos solo: Seja como For (2000) e Fortificando a desobediência (2001). Em 2002 colocou outros grupos em evidência com a coletânea Xis Apresenta: Hip-hop SP, distribuída em bancas de jornal por todo Brasil.

Depois de quase seis anos sem colocar um som novo na pista o preto-bomba de Itaquera ataca com sua primeira mix-tape, batizada com o trocadilho Xistape Vol. 1. Cabe aqui falar um pouco sobre o que é uma mix-tape, formato que vem se popularizando cada vez mais entre produtores e apreciadores das batidas e rimas. Como bem propõe o nome, a mix-tape surgiu quando DJ´s e MC´s começaram a gravar fitas com músicas mixadas em seqüência. A princípio o formato colocava a prova tanto a habilidade do DJ, em sua capacidade de mixar diversas batidas, como a do MC, na função de cantar mesmo em cima de batidas que não eram suas originais.

Nos últimos anos a mix-tape vem sendo usada para popularizar o trabalho dos MC´s. É um formato onde os rappers exibe versões distintas de músicas antigas e pequenas prévias dos sons que constarão em um futuro álbum. A Xistape é recheada com algumas das melhores produções da carreira do rapper, mescladas entre versões originais, remixes e trechos de músicas novas. A diferença é que, nesse caso, a Xistape se coloca como um produto concluído em si mesmo, não apenas uma ferramenta que abre os trabalhos de um novo disco, Xis explica que: “São tracks novos, lados B, remixes e alguns sucessos. Uma ou outra coisa nova. Na real a Xistape é uma homenagem a cultura dos DJs, e é dedicada a todos os DJs que eu trombei no role até hoje. Seja no palco, no estúdio, nos clubes ou nas rádios”. O mérito pela produção da mix-tape é dado ao DJ RM: “Ele é muito talentoso, e apenas uma pessoa com talento poderia executar este trampo. Sem o RM esta mix-tape não iria acontecer”.

Xis em apresentação no Instituto Ayrton Senna
A percepção das mudanças no formato de produção, distribuição e consumo da música também impulsionou Xis a realizar a mix-tape. “No caso do primeiro (disco) que lancei, eu mesmo fiz o corte da master do vinil, ele saiu em fita k7 também. Olha só quanto tempo... Hoje em dia nem se lança mais discos em vinil. O esquema é subir o mp3 para a internet”. Foi o próprio rapper que jogou a mp3 (é um arquivo só, com mais ou menos 35 minutos de músicas seqüenciadas) na rede, em poucos meses a Xistape já bateu a casa dos 14 mil downloads, “a internet é o caminho mais rápido, direto e barato, hoje em dia. Sorte de quem gosta de música”. Depois de circular por grandes gravadoras, pequenos selos, tocar ao lado de figuras como Cásia Eller Xis segue na ativa. No melhor estilo “a volta do que não foi”, o rapper provoca: “pra quem acha que o Xis parou? Escuta a Xistape, depois me fala”.

Fonte: Overmundo

O Overmundo adota como política geral de publicação uma licença Creative Commons.


Baixe aqui o arquivo completo da Xistape (mp3)

Este arquivo está sob uma licença Creative Commons - Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil. Confira cópia da lincença aqui.

7 comentários:

Karin Dayrell disse...

Não sei porque, eu pensava que esse cara tinha morrido. Credo.

Yerko Herrera disse...

Hehehehe, que nada Karin! Ele segue vivo e produzindo. Que eu saiba ele é apresentador também. Durante um tempo apresentou um programa num canal da Band destinado ao público jovem, nem sei se o tal canal ainda existe. E me parece que ele tem outro programa, não sei em qual emissora. O cara andava meio distanciado da produção musical, mas continua mandando bem.

Beijos.

Vanuza Pantaleão disse...

Atualíssimo! Geração que está sempre em movimento.Gostei, amigo!Vanuza-------te espero por lá!!!

Kadu Vieira disse...

Queria fazer uma pergunta para o Yerko sobre o meu caro Rapper Xis. Ele gravou uma musica, não sei se a gravação é dele ou ele faz uma participação, que é um rap misturado com samba e tem como refrão, incidentalmente, um trecho da música "Samba pras moças", cantada pelo Zeca Pagodinho. O trecho é: "O de lá, o de lá, dona da casa eu vim lá de cima sambar..." E esse refrão é cantado, na música do Xis, por outra voz que eu não sei quem é.
A questão é: Vc conhece essa música ?! Se conhece, qual é o nome dela e onde eu poderia encontrá-la.

Espero que alguém possa me ajudar.

Abração.

Yerko Herrera disse...

Kadu, meu camarada! Infelizmente não conheço a referida música. Andei revirando o Google pra tentar te ajudar na solução desta dúvida. No entanto, até o momento, não obtive resposta. Parece que o Xis não tem mais saite oficial, o que é uma pena, pois além de poder ajudar a pesquisar mais sobre o assunto, a página dele era muito bacana.

Separei alguns sítios que talvez possam te ajudar. Segue a lista abaixo:

http://www.grupos.com.br/group/xispretobomba - Grupo de discussão que reúne fãs do Xis (não sei se está ativo).

http://www.myspace.com/pretobomba - Página no MySpace oficial do Xis.

http://cliquemusic.uol.com.br/artistas/xis.asp - Possui a discografia do Xis com o nome de todas as músicas.

http://bocadaforte.uol.com.br - Um dos maiores saites de hip hop nacional. Talvez lá alguém possa te ajudar.

Torço pra que tu descubra, sei como aflige quando queremos saber muito algo e não encontramos a resposta.

Abração, no que precisar estamos aí!

Yerko Herrera.

Anônimo disse...

..Muito bom saber sobre esse trampo do xis,e outra realmente nao encontrei nada sobre o trampo novo dele na net...e nao encontrei blog,site oficial do cara nem fodendo...caso alguem saiba faça o favor...
Independente de tudo...acho que o som vai ta do caralho...e é boma rapaziada ai alastrar pros camarads na net...ABRAÇO!!!

Vital disse...

Xis é maaaassa.
Sempre curti, ouço direto os sons antigos dele.
sucesso e sorte Xis, vc mereçe

@vitalicio