terça-feira, 27 de novembro de 2007

Notas da CartaCapital

Sambista Perfeito

O carioca Arlindo Cruz apresenta-se renovado e revigorado no disco Sambista Perfeito (Deckdisc), o primeiro que lança depois da recente adoção de seu repertório muitas vezes leve e displicente pela cantora Maria Rita. O samba tipo fundo de quintal, que ele ajudou a celebrizar a partir dos anos 80, reaparece forrado de arranjos sofisticados e de vocais esmerados. E a tendência de ampliação dos limites do samba “de raiz” intensifica-se na eleição de um rol de convidados que parte das velhas-guardas da Portela e do Império Serrano, passa pelo samba “moderno” de Zeca Pagodinho, Xande de Pilares e Grupo Revelação e testa atalhos nas musicalidades de Maria Rita (na romântica O Que É o Amor) e de Marcelo D2 (no rap-samba O Brasil É Isso Aí).

por Pedro Alexandre Sanches


A ZONA DA MATA E O FUTURO

Desde os tempos em que conduziu o grupo Mestre Ambrósio, nos anos 90, o músico e compositor recifense Siba tem plugado um amplificador na música da Zona da Mata pernambucana. Toda Vez Que Eu Dou um Passo o Mundo Sai do Lugar (do selo Ambulante Discos, distribuído pela Brazilmúsica!) leva a proposta a níveis de excelência, entre cirandas, maracatus e frevos gravados com precisão e nitidez incomuns.

Trata-se do segundo álbum de Siba à frente do grupo A Fuloresta, formado por músicos “de raiz” do município de Nazaré da Mata, como Biu Roque, Cosmo Antônio e Galego do Trombone. As composições são do artista, mas enraizadas nos saberes populares, como demonstram faixas como Bloco da Bicharada e A Velha da Capa Preta. No mais, o trunfo do CD está na conexão que Siba promove entre células musicais originais, como a de A Folha da Bananeira, composta e cantada por Biu Roque, de um lado, e o que se possa chamar de cultura popular em 2007, de outro.

Nesse último grupo, contam-se a participação da cantora Céu, a parceria com roqueiros da Nação Zumbi, a intervenção discreta do guitarrista cearense Fernando Catatau e as ilustrações ao mesmo tempo urbanas e rurais dos grafiteiros paulistanos Osgemeos, na capa e no encarte.

por Pedro Alexandre Sanches

Fonte: CartaCapital


Ouça Siba em no saite da AmbulanteDiscos e na página Música de Pernambuco

Nenhum comentário: