sábado, 29 de setembro de 2007

Clara e D2 em Livro

Clara Nunes e Marcelo D2 ganham livros
da redação do Gafieiras


A mesma editora, Ediouro, acaba de colocar nas prateleiras dois livros sobre figuras importantes da música popular brasileira. Uma que partiu cedo demais, a cantora Clara Nunes (1942-1983), e outra que ainda está por aí se jogando em batidas até a última ponta, o rapper Marcelo D2. Clara Nunes – Guerreira da utopia de Vagner Fernandes é uma biografia na acepção do termo, mas o livro sobre o jovem D2 (40 anos no próximo 5 de novembro) é mais uma reunião de bate-papos, tanto que em seu subtítulo o autor, Bruno Levinson, utiliza-se da expressão ‘radiografia’ (o título é Vamos fazer barulho! Uma radiografia de Marcelo D2).

Vagner Fernandes entrevistou cerca de 300 pessoas e andou por muitos arquivos de imagens de jornais e revistas para fazer Clara Nunes – Guerreira da utopia. O livro de 320 páginas é fartamente ilustrado (mas não devidamente legendado), com direito a fotonovelas impagáveis com Clara e Agnaldo Rayol fazendo par romântico, e esmiuça com seriedade toda a meteórica trajetória da cantora, desde o nascimento em Caetanópolis (MG) até sua morte precoce em decorrência de um erro médico, passando pelo início titubeante entre boleros e baladas jovem-guardistas até o apogeu como sambista.

Vamos fazer barulho! é fruto de uma amizade de mais de uma década entre o autor (Bruno Levinson, produtor cultural) e o radiografado (Marcelo D2). As conversas entre si, além de depoimentos de familiares, amigos e jornalistas, criam um painel difuso e revelador de um artista que foi considerado “criminoso” em seus tempos de Planet Hemp na década de 1990 e hoje é acusado de ser “vendido” após o grande sucesso que obteve com sua mistura de rap com samba. O livro sobre D2 também é igualmente bem cuidado graficamente em suas 240 páginas.
Fonte: Gafieiras

Nenhum comentário: