quinta-feira, 19 de abril de 2007

Roberto Carlos Completa 66 anos

Idolatrado por muitos, questionado por tantos, este cantor de voz anasalada, que iniciou carreira imitando o jeito de cantar de João Gilberto, e foi considerado o Elvis Presley brasileiro, segue sendo o cantor mais popular do Brasil.

Roberto Carlos é autor de dezenas de canções memoráveis ao lado de seu maior parceiro Erasmo Carlos. Tim Maia afirmou certa vez que todas as músicas da dupla haviam sido compostas com os três acordes que ele lhes ensinara, afirmação talvez fruto de seu desafeto com os antigos companheiros que nunca o convidaram para participar do extinto programa da Rede Record, "Jovem Guarda". Entretanto, mesmo que hoje ele seja visto apenas como um cantor excêntrico e conservador, com a carreira sustentada por especiais de final de ano da Globo, Roberto é parte importante de nossa história musical e suas composições são admiradas há várias gerações. Critiquem, esperneiem, mas, Roberto Carlos tem muita música de qualidade. E afinal de contas, ele continua sendo o Rei.

Yerko Herrera.

Amigo - Roberto Carlos (1977/1978)

Esta gravação de Roberto Carlos interpretando Amigo (Roberto/Erasmo) foi feita no especial de fim de ano da Rede Globo, em 1977, numa homenagem ao companheiro Erasmo Carlos. Um ano depois os dois recordam o momento juntos no programa de 1978.

Biografia Roberto Carlos (Roberto Carlos Braga)
Nascido em 19 de Abril de 1941, na cidade de Cachoeiro de Itapemirim no Espírito Santo
Cantor. Compositor.

Seu pai era relojoeiro e a mãe, costureira. Aos seis anos, devido a um acidente, perdeu uma perna e passou a usar uma prótese. Educado no colégio de freiras Cristo Rei, em Cachoeiro de Itapemirim, começou a aprender piano no conservatório da cidade em 1948. No ano seguinte, já se apresentava na Rádio de Cachoeiro cantando boleros e músicas de Bob Nelson. Aos nove anos venceu um concurso de calouros num programa de auditório na ZYL9, Rádio Cachoeiro de Itapemirim. Em meados dos anos 1950 transferiu-se com a família para o Rio de Janeiro, indo morar no subúrbio de Lins de Vasconcelos. Nesse período começou a se interessar por rock, ouvindo Bill Halley, Elvis Presley e Little Richard. Estudou até o antigo primeiro científico e trabalhou como datilógrafo no Ministério da Fazenda.

No final dos anos 50, por intermédio de Otávio Terceiro, entrou em contato com a turma da Rua do Matoso, na Tijuca, passando a conhecer Erasmo Carlos, Tim Maia e Jorge Ben (hoje Jorge Benjor). Com eles formaria o conjunto The Sputiniks, que posteriormente passaria a se chamar The Snakes. Com o grupo chegaria a se apresentar no programa "Clube do Rock", de Carlos Imperial.


Dados Artísticos
Em 1957 começou a carreira apresentando-se em bailes e programas de TV com o conjunto The Sputniks. Em 1958, formou com Erasmo Carlos, Edson Trindade e Arlênio Gomes o conjunto The Snakes. A carreira solo foi iniciada no mesmo ano como "crooner" da boate do Hotel Plaza, em Copacabana, cantando (...) [saiba mais]

Fonte: Dicionário Cravo Albin de Música Popular Brasileira

Nenhum comentário: