quinta-feira, 12 de abril de 2007

Conheça a Música de Zé Cafofinho, Ouça Algumas Faixas e Baixe o CD Completo

A estréia do malandro nostálgico Zé Cafofinho
por Dafne Sampaio


O currículo musical de Tiago Andrade, auto-intitulado recentemente de Zé Cafofinho, é longo, profundamente pernambucano e totalmente independente. Além de ter integrado bandas como Songo, Variant, Originais do Sample e Punk Reggae Parque, o músico participou de discos do Eddie, Bonsucesso Samba Clube e Mombojó. Agora é sua vez de estrear solo com o projeto Zé Cafofinho e Suas Correntes no excelente disco Um pé na meia, outro de fora (independente, 2007).

Cantor e compositor, além de multiinstrumentista (viola de arco, bandolim e corneta), Zé Cafofinho veste sua capa de malandro nostálgico e observa, entre ironias e poesias, as mudanças geográfico-sociais de Olinda e Recife. Em “Meio de transporte” afirma que “Quando eu era criança / Olinda era azul; Recife, laranja / Hoje tudo colorido e opaco / Fosco, envernizado, frotado / Barra-forte circular”, enquanto em “Campo Grande” se defronta com revelações como as dos versos “Naquela esquina cruzei com meu passado / E sei agora que aqui é meu lugar / (...) Pois foi andando por essa rua outro dia / Que decidi que pra trás não vou olhar”.

Mas não é por causa de um baque ou outro que Cafofinho vai perder a pose e em “Marimbondo” se coloca malandramente, mesmo sendo um bom malandro: “Vai se casar / E diz por aí / Da tua água não beberei / Mas, depois de duas cervejas / Fica logo doida e vem atrás / Não sei por que / Depois de lameada / Da minha água quer beber / Me deixe em paz / Não faz assim comigo, não / Olha lá o que tu faz / Metendo a mão em casa / de marimbondo”. E a música de Zé Cafofinho, como é que ela é? Como em toda música pernambucana pós-manguebit a tarefa de rotular é das mais difíceis. Sambas estranhos, atravessados, misturam-se com ska, dub, regionalismos, jazz e muitas outras bossas; tudo gravado e mixado em Recife. As treze faixas do disco trazem ainda ótimas canções como “Espinhos”, “Mucica” e “No vento”.

Como se não bastasse ser mais um ótimo nome a sair de Pernambuco, Zé Cafofinho traz um bocado de convidados que servem como atestado de qualidade, todos conterrâneos: Pupillo (Nação Zumbi), Marcelo Machado e Chiquinho (Mombojó), China (Del Rey), Bactéria (Mundo Livre), Hugo Gila (Academia da Berlinda e Variant), Berna Vieira (Bonsucesso Samba Clube), Rapha B. (Variant e Bonsucesso Samba Clube) e João Carlos (Orquestra Sinfônica de Recife). A banda fixa, as Correntes de Zé Cafofinho, é formada por Cláudio Negrão (violões e baixo), Felipe Gomes (cavaquinho e banjo) e Márcio Oliveira (trompete).


Fonte: Gafieiras

Ouça quatro faixas do CD Um Pé na Meia, Outro de Fora


Baixe completo o disco de estréia de Zé Cafofinho aqui

O arquivo zipado contém as treze faixas de Um Pé na Meia, Outro de Fora em mp3.

01 - Mucica
02 - Meio de Transporte
03 - Nunca mais Eu
04 - Campo Grande
05 - Conceição
06 - Marimbondo
07 - Cabotagem
08 - Perto
09 - No Vento
10 - Canela
11 - Espinhos
12 - Xango br
13 - Enquanto o Cinza Ofusca


Este álbum está sob uma licença Creative Commons - Atribuição-Uso Não-Comercial-Compatilhamento pela mesma licença 2.5 Brasil. Leia a licença e suas atribuições aqui.

O arquivo encontra-se hospedado no sítio EstúdioLivre.org

Nenhum comentário: