quarta-feira, 18 de abril de 2007

Artur de Carvalho questiona o Direito Autoral

CRÔNICA - ARTUR DE CARVALHO

Tudo de graça
Uma das coisas que mais se discute hoje em dia é o tal do direito autoral. Depois que inventaram a internet, ficou fácil demais ouvir e distribuir músicas. Na internet, você acha praticamente tudo o que você quiser, e de graça.

por Artur de Carvalho

Uma das coisas que mais se discute hoje em dia é o tal do direito autoral. Depois que inventaram a internet, ficou fácil demais ouvir e distribuir músicas. Na internet, você acha praticamente tudo o que você quiser, e de graça. O último disco do Caetano Veloso, por exemplo, estava disponível na internet ANTES de ir pras lojas. Não sei como é que os caras fizeram isso, mas era fácil pra qualquer moleque de doze anos achar. Isso, é claro, se um moleque de doze anos de hoje tivesse o mínimo interesse no novo disco do vovô Caetano Veloso. Mas essa discussão sobre direitos autorais já vem de longe, desde os tempos das fitas cassete. Quando inventaram as fitas cassete, as indústrias da música não se conformavam em não ganhar nada das cópias. Chegaram até a incluir no preço dos discos uma espécie de “imposto” pelas cópias que eles sabiam que iam ser feitas. Depois, veio o videocassete. E a indústria do cinema começou a ter convulsões também.

Só que eles nem imaginavam o que é que estava por vir. Hoje, não apenas ficou fácil fazer cópias, como distribuí-las também. O meu computador mesmo, que não é lá essas coisas, em menos de duas horas baixa um filme inteirinho pela internet. E, neste mesmo computador, dá para gravar o filme num DVD e assisti-lo tranquilamente na sala de minha casa. Tudo sem tirar um tostão furado da minha carteira, e sem correr o risco de um policial me abordar nas ruas pedindo nota fiscal.

A verdade é que a internet só veio escancarar o que já era bastante óbvio. O direito autoral nasceu morto. Imagine só, por exemplo, se a gente tivesse que pagar direito autoral pelo uso da roda. Todas as vezes que você saísse de casa com seu carro, tinha que pagar lá, dez por cento pra não sei quem. Quanto é que isso ia dar? E o fósforo. Você sabia que, por ano, são acesos mais de 500 bilhões de fósforos no mundo? Quer dizer, se o cara que inventou o fósforo cobrasse apenas R$ 0,01 de direito autoral pra cada fósforo usado, ele ganharia a bagatela de mais de R$ 416 milhões por mês! A coisa é tão inviável que o próprio Tim Berners-Lee, o britânico que inventou a internet, quando percebeu o que tinha descoberto, imediatamente abriu mão de todos os direitos autorais de sua “obra”, e doou-a a humanidade.

O que é certo é que a internet enterrou o direito autoral. Resta saber agora como é que escritores, programadores, cineastas e o Caetano Veloso vão ganhar a vida.

Fotos: ilustração do autor


Fonte: AgênciaCartaMaior - Leia CartaMaior: Publicação eletrônica multimídia alternativa e independente

Copyleft

Nenhum comentário: