sábado, 20 de janeiro de 2007

Documentário mostra trajetória dos 103 anos de Barbosa Lima Sobrinho


"Cidadão do Brasil" é o documentário sobre a vida do jornalista, escritor e político, dirigido por Fernando Barbosa Lima, seu filho.


Da Agência Carta Maior




O 110º aniversário de nascimento de Barbosa Lima Sobrinho será comemorado com a exibição de um documentário biográfico, dirigido por Fernando Barbosa Lima, seu filho. O ilustre jornalista nasceu em 22 de janeiro de 1897 e morreu em 16 de julho de 2000.

Os conflitos e instabilidades políticas do século XX são o pano de fundo do documentário que apresenta a trajetória de vida do jornalista, escritor e político Barbosa Lima Sobrinho. Em um passeio pela História recente do Brasil, a produção relembra os 103 anos de vida do pernambucano, que teve atuação marcante em episódios decisivos para os rumos políticos tomados pelo país.

Formado pela Faculdade de Direito do Recife, Barbosa Lima Sobrinho não tardou a descobrir sua paixão pela jornalismo. Ainda na cidade natal, colaborou com o Diário de Pernambuco e o Jornal do Recife, entre outros órgãos de imprensa. Com a chegada ao Rio de Janeiro, em 1921, integrou o quadro de repórteres do Jornal do Brasil, empresa para a qual trabalhou por mais de 80 anos. Sempre preocupado com os problemas brasileiros, entrou para a vida política em 1935, quando foi eleito deputado federal. A partir daí, dedicou sua carreira à defesa dos interesses nacionais, ressaltando a importância da reforma agrária e da criação da Petrobras – questões que pautaram textos incisivos, publicados freqüentemente em sua coluna no JB.

Nos conturbados anos da Ditadura Militar, o jornalista transformou a ABI – órgão que presidiu por diversas vezes – em uma trincheira na luta pelos direitos humanos. Sua atuação em favor da liberdade de expressão, aliada aos mais de 5000 artigos que escreveu, valeram-lhe o título de “Jornalista do Século”, concedido pela Revista Imprensa. Para mobilizar a sociedade civil, Barbosa Lima Sobrinho e o amigo Ulysses Guimarães – que lançaram “anticandidaturas” à eleição de 1974 – aventuraram-se em uma excursão pelo Brasil, em defesa da restauração do Estado de Direito. À alegria das eleições diretas, seguiu-se a decepção do governo Collor, e Sobrinho foi escolhido para assinar o impeachment do presidente.

Na década de 90, a militância política do jornalista foi mais forte do que o desgaste físico causado pela idade e Barbosa Lima Sobrinho continuou a defender os ideais nacionalistas nos oito anos do governo Fernando Henrique Cardoso. As críticas às privatizações das empresas estatais só cessaram em 2000, quando o político não resistiu ao peso de 103 anos de vida.

Dirigido por Fernando Barbosa Lima, filho do jornalista, o documentário Barbosa Lima Sobrinho - Cidadão do Brasil, apresentado pelo Canal Brasil e pela TV Cultura, conta com apresentação da atriz Fernanda Montenegro. Participações do político em entrevistas e programas de televisão formam um rico panorama das idéias que defendeu durante a vida. Depoimentos de amigos e parceiros de trabalho, como os políticos Miguel Arraes, Leonel Brizola e Mário Covas, os escritores Zuenir Ventura e Antônio Houaiss, os jornalistas Ancelmo Gois, Hélio Fernandes e Milton Temer, além da esposa de Barbosa Lima Sobrinho, dona Maria José.

Serviço:
CANAL BRASIL
Segunda-feira, 22 de janeiro, às 18h30
terça-feira, 23 de janeiro, às 10h

TV CULTURA
terça-feira, 23 de janeiro, às 20h

Nenhum comentário: