segunda-feira, 22 de janeiro de 2007

Almanaque Brasil em Creative Commons



Logotipo criado pelo artista gráfico Elifas Andreato

por Mariana Albanese

Em 1938, à frente do departamento municipal de cultura de São Paulo, Mário de Andrade idealizou uma Missão de Pesquisas Folclóricas, que tinha por objetivo "mostrar o Brasil aos brasileiros". Ela partiu do Porto de Santos em direção ao nordeste, e por seis meses registrou nossas músicas tradicionais, que corriam o risco de desaparecer. O material colhido pode ser visto e ouvido no Centro Cultural São Paulo. Pode-se dizer que o Almanaque Brasil é uma espécie de Missão. Revista distribuída nos vôos da TAM, em abril ela completará oito anos de existência como armazém da nossa cultura popular.

No Almanaque escrevemos sobre questões brasileiras, apuradas a partir de livros, sites e conhecimentos de outros brasileiros. Logo, não podemos negar a ninguém o direito de fazer o mesmo utilizando nossa publicação, tampouco de reproduzir nossos textos. A idéia de “propriedade particular, não entre”, já estava há muito descartada. Por exemplo: jamais puniríamos uma professora se descobríssemos que ela xerocou Almanaques para seus alunos. Mas era preciso oficializar essa posição, e foi o que fizemos em novembro. Desde então, o seguinte aviso pode ser lido em nosso expediente:

O Almanaque Brasil está sob licença Creative Commons. A cópia e reprodução de seu conteúdo são autorizadas para uso não-comercial, desde que dado o devido crédito à publicação e aos autores. Não estão incluídas nessa licença obras de terceiros. Para reprodução com fins comerciais, entre em contato com a Andreato Comunicação e Cultura.

Fonte: OverMundo

Nenhum comentário: